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quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DISCURSO DO ARQUTETO VICENTE BICUDO COMO ORADOR DA 1ª TURMA DO CURSO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS DE TRASNPORTES COORD.: PROF. QUESSETE - FEI - 1975

Exmo. Sr. Deputado Federal Roberto Cardoso Alves representando o paraninfo Juscelino Kubitschek, ausente pelo falecimento da irmã de Dona Sarah.

Exmo. Sr. PE. Aldemar Moreira, Presidente da Fundação de Ciências Aplicadas.
Exmo. Sr. Prof. Nico Zuzek, Vice-Diretor, representando o prof. Paulo Matias, Diretor da FEI.
Exmo. Sr. Prof. Moretto, Diretor da Esan, escola que nos hospedou.
Exmo. Sr. Representante do eng. Tomaz Magalhães, Secretário de Transportes do Estado
Exmo. Sr. Ivan Correia de Toledo, representando o Presidente da Câmara Municipal, vereador Sampaio Doria.
Exmo. Sr. Prof. Monteiro, representando a Diretoria da FEPASA
Exmo. Sr. Prof. Jacques Alain Quessette, diretor de pesquisa da MATRA (França) e coordenador deste curso.
Senhores e Senhoras.

No encerramento deste curso nos confrontamos com os obetivos publicados pela FEI, e que aqui nos atraíram:
"Formação global, tipo Sistema, na área de transporte"
"A FEI visa cooperar para o desenvolvimento de recursos humanos em um setor de vital importância para o desenvolvimento do país".
De nossa parte sabíamos que:
Excluindo o transporte de cabotagem, cerca de 84% da carga brasileira é transportada só por estrada de rodagem o que evidência um desequilíbrio em relação aos demais meios de transportes.
Sabíamos também que:
Os diversos sistemas de Transportes não são conflitantes, mas deveriam, isto sim, formar um sistema integrado, em que um alimenta o outro.
Integração não havia:
Mas integração não há nos meios, como linguagem, formação e vivência dos técnicos responsáveis.
É este o curso e é esta a primeira turma que tem uma formação globalizante, que é instrumentação indispensável a técnicos na integração de meios de transporte.
E é esta a primeira vez no Brasil que se formam engenheiros com ênfase para o transporte de massa, integrando subúrbio, metrô e ônibus por exemplo, como poderia dizer o que aqui representa o secretário de Transporte.
E ao senhor Padre Moreira, isto não é estranho, pois é a FEI que aqui se reafirma como pioneira e única entidade nacional a formar técnicos pesquisando o desenvolvimento de transportes adequadamente às necessidades brasileiras; como de há muito tempo já faz com os veículos experimentais do DPV, como é o Aerotrem-TALAV e o TAL do prof. Soler.
O momento é oportuno, premido pelos caos das metrópoles o governo federal tomar toda série de providências no transporte de massa, até a constituição de empresas especializadas. Mas, não existem cursos para técnicos especializados, é este o primeiro.
Ele foi o primeiro e devido ao Prof. Quessette, já trouxe todo apostilamento correto na hora devida, com matemática geral bem direcionada. E aqui fica particularmente da minha experiência de quase vinte anos de vida universitária, o maior elogio ao Prof. Quessete à sua didática nos "estudos de caso".
Os professores em geral tiveram uma dedicação evidente no entusiasmo de suas aulas, como atestam as provas, estudos de caso e apostilas. Seria arriscado citar nomes sem que algum de nós achasse que faltou citar outros.
Houve uma entusiasta participação nas aulas-palestras do Diretor do Plano de Extensão da Cosipa Plínio Asman, do autor do Código Nacional de Transito Dr. Nicolau Tuma, do pesquisador Francis Brinton e do eng. Vicente Molinaro Diretor do Centro de Pesquisas Aplicadas da Fiat em Turim.
Como houve uma boa transmissão de experiência do Metrô por aquela equipe que se evidencia a mais especializada no país. O Metrô colocou uma tecnologia diferente resultando um espírito de transporte de massa diferente e gerando mudanças também em órgãos como a CPTM e o DSV, como nos testemunha aqui o vereador Sampaio Doria.
O curso foi conseqüente a nós, alunos que freqüentaram, e neste depoimento exemplificamos os alunos: Petrobrás, Swift, CAC Cosipa que internamente se refletiram no transporte intermodal. Mafersa, Sta. Matilde e Teperman: na procura de um veículo adequado às nossas condições.
Prefeitura ABC: nas soluções dos Sistemas Viários.
Sondotécnica, Hidroservice, Themag: nas soluções de Consultoria e Projeto.
FEPASA e DEER: senhores dos problemas e que muito contribuíram aos colegas no depoimento de suas experiências.
Este experiente e vivido conjunto de alunos, de há muito trabalhando no ramo, deu gabarito ao curso no intercâmbio de suas experiências diversificadas, gerando um incomum e raro mesmo, sistema discente com UNIDADE.
Unidade com contribuição de sinergia.
Unidade de propósitos e interesses, na ânsia de aprender e trabalhar em equipe, aprender meios de servir, constituindo a: UNIDADE a BEM DA COLETIVIDADE.
Assim aqui ficam TODOS agradecimentos de TODOS colegas a TODOS colegas.
Os nossos agradecimentos à dedicação indispensável da secretária Tanaka e do Mário.
Agradecemos às firmas que aqui representamos e que patrocinaram nosos cursos.
São elas aqui que se qualificam
São elas aqui que se formam 
Às firmas, às FEI, à Quessette e aos professores por todos admirados, o nosso agradecimento e o nosso 
Maior Aplauso com 
Muito Obrigado.