Pesquisar neste blog

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Debate - As Enchentes na Região Metropolitana de São Paulo - 1982


Este debate foi histórico porque foi o que pela primeira vez determinou o controle das enchentes na cidade de São Paulo. Até então agiam independentemente a barragem Edgard de Souza em Santana de Parnaíba, a barragem Gabriela Mistral na Penha, a barragem de Salesópolis e a reversão das águas do Rio Pinheiros com a usina de Piratininga. No ano anterior Maluf inaugurou a Rodoviária do Tietê, alagada com um metro e meio de água.

Este debate foi coordenado por Bicudo como diretor e membro do Conselho Superior do IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil, tendo apoio das secretarias do Governo Estadual Montoro, com a participação do então Secretário Horácio Ortiz foi gravado e transmitido em partes pela Rádio Bandeirantes com o repórter Newton Flora sob direção de José Paulo de Andrade.

Foi este debate concluído com a montagem do único controle sistêmico de operação das barragens acima, e isto possibilitou, com acompanhamento meteorológico, esvaziar a caixa do Rio Tietê quando prevê-se chuvas em Salesópolis.
Independentemente do aumento da calha do rio Tietê com financiamento internacional, foi fundamental essa operação sistêmica que após implantada é que foram controladas as enchentes que várias vezes por ano faziam tragédias na cidade.