Pesquisar neste blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Discurso da 1ª exportação da CTE-Teperman - 1971

Em 1970, Bicudo entrou para aprender e para a sua própria surpresa venceu o Concurso Internacional de projeto com execução dos bancos do Aerotrain do governo dos EUA.  Pela sua repercussão na indústria aeroespacial americana por ter conseguido solucionar os requisitos  com baixíssimo peso 18,7kg (tendo o segundo colocado 42kg) suportando os esforços nível 7G, sem deformação permanente e com materiais não combustíveis inéditos no Brasil.

Em 1971, na CTE-Teperman, em frente ao portão, patrões e operários contemplam o caminhão carregando container com os 30 bancos do pioneiro Aerotrain do Governo EUA com destino a Viracopos de onde um Boeing especialmente fretado levou a 1° exportação da CTE-Teperman.

No alto falante da fábrica foi solicitado e Bicudo falou:

"Como fundador das faculdades de Arquitetura em São José dos Campos e Desenho Industrial, Comunicação Visual do Mackenzie e da Farias Brito, idealizador do campus Universidade de Pinhal, vencedor de concursos.

Sou EXPERIENTE o suficiente para não me chocar
Mas sou  CONSCIENTE  o suficiente para me emocionar

EXPERIENTE de oito anos de Teperman
CONSCIENTE do que representa esta 1ª exportação

EXPERIENTE destes 30 bancos
CONSCIENTE que devido aos 30, temos um pedido de 12000 bancos

EXPERIENTE em 30 entregues e já projetados o modelo dos 12000 bancos
CONSCIENTE que estamos estudando três pedidos maiores que dos 12000

EXPERIENTE que até hoje servindo a indústria automobilística
O governo controlou os preços e conseqüentemente os custos da Teperman, como se ela não tivesse erros, nem rejeições, nem cortes de programas e nem horas extras.
E que em firma de pouco dinheiro as possibilidades de melhora dos empregados são muito poucas.
CONSCIENTE que só a exportação poderá nos trazer lucros, desenvolvimento e com maior número de empregos e melhores condições de trabalho a todos nós.

EXPERIENTE que uma indústria vive na frieza abstrata de números
CONSCIENTE que o maior capital de uma firma é o humano

No começo da indústria automobilística com problemas de controle do governo, impostos, trabalhistas, etc. O governo americano pressionava a Ford.
Então seu dono Henry Ford disse:

"Tomem-me as máquinas,
Tomem-me as fábricas,
E deixem-me os empregados.
E eu farei uma Ford maior e melhor que esta.
As máquinas envelhecem e se tornam obsoletas,
Os empregados se tornam experientes e evoluem. "

ESTOU COM VOCÊS: na boca um sorriso de esperança e nas mãos o meu aplauso."