Texto encomendado, em 1972, pela Reitora da Universidade Mackenzie, Dra. Esther de Figueiredo Ferraz, distribuído aos vestibulandos. E em 1973, como Secretária da Educação do Governo do Estado de São Paulo, Dra. Esther de Figueiredo Ferraz, distribuiu na rede escolar de segundo grau 275 mil cópias. Quando, D. Esther, no Conselho Federal de Educação e como Ministra da Educação, esse trabalho do Bicudo serviu de orientação para os referidos cursos.
UNIVERSIDADE
MACKENZIE
CURSO DE DESENHO E
PLÁSTICA
DESENHO INDÚSTRIAL
E COMUNICAÇÃO VISUAL
Prof°Vicente Bicudo
1. ATRIBUIÇÕES
1.1.
Os cursos de Desenho Industrial são destinados à
formação de profissionais habilitados a criar, planejar e desenvolver produtos
para a sua fabricação em série, adequados aos meios de produção industrial, com
garantia de sua aceitação como forma, uso e preço.
O
desenvolvimento do produto industrial exige conhecimentos corretos de
psicologia do consumidor, de estética, de funcionabilidade, de relações das formas
físicas, humanas e de atendimento a fatores econômicos e sociais.
1.2.
Os cursos de Comunicação Visual são destinados à
formação de profissionais habilitados a criar, planejar e desenvolver projetos
de programação visual.
O
desenvolvimento do projeto da comunicação visual exige conhecimentos de
psicologia do consumidor, de estética e de compreensão dos fatores econômicos e
sociais.
1.3.
Os cursos de Desenho e Plástica são destinados à
formação de educadores de arte, com a missão de integrá-la na vida, visando enriquecer,
pelos meios plásticos, a expressão humana e às comunicações coletivas.
A
interpretação do fenômeno estético quer na obra de arte pura, quer nas
aplicadas, reclama professores de Desenho que tenham pleno domínio do problema
de Plástica e capazes de orientarem e iniciarem novas formas de expressão.
2.
SITUAÇÃO LEGAL
2.1.
Os cursos de Desenho Industrial e de Comunicação
Visual, de nível superior, foram aprovados pelo Conselho Federal de
Educação em 12/06/1969, mediante Parecer n° 408/69, Resolução n° 8 de 08/10/1969, do mesmo Conselho.
2.2.
Os cursos de Desenho e Plástica, em nível de
Licenciatura, foram aprovados pelo Conselho Federal de Educação em 9 de maio de
1969, mediante Parecer n° 354/69, Resolução n° 13 de 27/02/1970, do mesmo Conselho.
2.3.
Os diplomas referentes aos cursos de Desenho
Industrial e Comunicação Visual, por importarem em capacitação profissional
na área abrangida pelos seus currículos, estão sujeitos a registro na
Universidade, conforme dispõem a Lei n° 5540 de 28 de novembro de 1968. A Lei n° 5194 de 24
de dezembro de 1966, que regula as profissões incluídas na competência do
Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, deverá registrar o
diploma para o execício profissional.
3.
CAMPO DE TRABALHO
3.1.
Desenho Industrial
3.1.1.
Como profissional liberal;
3.1.2.
No magistério como professor em nível de grau superior;
3.1.3.
Em equipe junto aos departamentos de projeto do produto
das indústrias; Ex: indústrias de eletrodomésticos, indústrias
automobilísticas, indústrias de embalagens, indústrias de plásticos, etc.
3.1.4.
Em atividades de pesquisa de projeto do produto;
3.1.5.
Em departamentos de equipamentos dos Órgãos Públicos.
3.2.
Comunicação Visual
3.2.1.
Como profissional liberal;
3.2.2.
No magistério como professor em nível - de grau
superior;
3.2.3.
Em equipe junto aos meios de comunicação; Ex: imprensa,
rádio-difusão, cinema, televisão, etc.
3.2.4.
Nas indústrias gráficas;
3.2.5.
Nas organizações de propaganda;
3.2.6.
Junto aos departamentos de sinalização e trânsito, etc.
3.3.
Desenho e Plástica
3.3.1.
No magistério como professor de Desenho e Plástica em
nível de grau médio ou superior;
3.3.2.
No magistério como professor de Desenho Infantil e
Adolescente;
3.3.3.
Como profissional autônomo;
3.3.4.
Nas áreas das artes aplicadas ou industriais; Ex:
marcenaria, maquete, cerâmica - artística e industrial, litografia,
xilogravura, gravura em metal (ponta seca, água forte e água tinta), serigrafia,
tapeçaria e estamparia em tecidos na Indústria Têxtil, técnicas em vidro, etc.
3.3.5.
Em atividades de crítica de arte e pesquisa de arte.
4.
OBJETIVO DOS CURRÍCULOS
4.1.
Curso de Desenho Industrial
Pretende-se a
formação de profissionais habilitados a participar nas indústrias das equipes
de projeto do produto para produção em série visando atender a massa social, no
qual é exigido um produto analisado, criado e desenvolvido de acordo com os
meios de produção adequados. Deve o profissional conhecer a teoria da
fabricação, as atividades da percepção visual, o meio social a que se destina,
e suas mudanças, a metodologia do desenvolvimento do projeto.
4.2.
Curso de Comunicação Visual
Pretende-se a
formação de profissionais habilitados a participar no desenvolvimento dos
projetos de programação visual, com conhecimentos adequados do meio social a
que se destina e suas mudanças.
Orienta a
formação das técnicas da percepção visual, das técnicas da linguagem gráfica,
da ligação entre o produto industrial e os veículos de comunicação, da
complementação tecnológica e dos métodos e técnicas da pesquisa científica.
4.3.
Curso de Desenho e Plástica
Pretende-se a
formação de elementos habilitados ao estudo de Plástica, ensinando a pesquisar
a forma e suas possibilidades, a criatividade e a psicologia de suas soluções.
Pretende-se iniciar o candidato no domínio das técnicas de trabalhos
experimentais e artesanais dos materiais expressivos como argila (cerâmica), a
madeira (marcenaria), a pedra (escultura), o vidro (vitrais), tinta e corantes
(pinturas), metal (ofícios correlatos), tecidos (estamparias e tapetes),
gravura. Pretende-se iniciar o candidato no domínio das técnicas de expressão
em superfície (desenho, fotografia e montagem), em volume (modelagem,
maquetes), em movimento (móbiles, historietas em quadrinhos, diafilmes, desenho
animado).
5.
CURRÍCULO
5.1.
Comunicação Visual
Desenho
Técnico
Descritiva,
Perspectiva e Axonometria
Expressão em
Superfície, Volume e Movimento
Análise de
Materiais Expressivos
Cinema e
Fotografia
Antropologia
Cultural
Teoria da
Percepção
Ergonomia
(Psicologia e Fisiologia)
Desenvolvimento
do Projeto
Sociologia
Estética
Ciência da
Comunicação
Tecnologia das
Artes
Estudos
Sociais
Estatística
Matemática
Análise
Gráfica e Técnica de Redação
Técnicas e
Materiais
Economia
Mercadologia
Artes Gráficas
Física
5.2.
Desenho Industrial
Desenho
Técnico
Descritiva,
Perspectiva e Axonometria
Expressão em
Superfície, Volume e Movimento
Antropologia
Cultural
Análise de
Materiais Expressivos
Estética
Ciência da
Comunicação
Desenvolvimento
do Projeto
Matemática
Tecnologia das
Artes
Estatística
Estudos
Sociais
Técnicas e
Materiais
Teoria da Fabricação
Economia
Sociologia
Teoria da Fabricação
Economia
Sociologia
Teoria da Percepção
Ergonomia
(Psicologia e Fisiologia)
Mecânica
Física
Mercadologia
Fotografia e
Cinema
5.3.
Desenho e Plástica
Desenho
Geométrico
Descritiva,
Perspectiva e Axonometria
Expressão em
Superfície, Volume e Movimento
Composição
Economia
Teoria da
Percepção
Plástica
Antropologia
Cultural
Análise de
Materiais Expressivos
Estética
Desenho
Técnico
História das
Artes
Estudos
Sociais
Iniciação às
Técnicas Industriais
Psicologia da
Educação
Estrutura e
Funcionamento do Ensino do 2° Grau
Didática
Estágios
Supervisionados