Pesquisar neste blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cobertura Central Park

O Edifício Central Park, projetado pelo excelente arquiteto Sidônio Porto.
Na sua cobertura, separados por caixa d'agua e elevadores, existem nas pontas dois diferentes conjuntos de transmissores de rádio e televisão. Na frente da Av. Paulista, estão rádios Alpha FM, Fast 89 e outras. No lado oposto as rádios Tupy, Mundial, Terra, Metropolitana, etc.
Na época em que o prédio abrigava a Secretaria Municipal de Planejamento cobria esses transmissores uma estrutura metálica com cobertura galvanizada e pé direito 2,50m. A ação do ventos principalmente nos beirais em balanço cisalhou várias colunas tubulares pondo em risco parte daquela cobertura e os equipamentos caríssimos. O pé direito baixo exigia a permanente ação de dezenas de ventiladores do lado norte para evitar o super aquecimento dos transmissores.
O desafio apresentado foi vencido por uma equipe com prática em torres de transmissão de rede elétrica construindo uma cobertura apoiada somente nas paredes externas com menor peso e maior resistência que a construção existente, por cima dela sem apoiar-se sobre a mesma e só depois de tudo pronto remover a cobertura antiga, trabalhando nos bordos superiores do prédio, sem nunca ter deixado cair um único parafuso sequer.
O pé direito interno ficou com mais de 5 metros coberto por um sanduíche de chapas galvanizadas separadas por lã de rocha. As chapas galvanizadas externas tiveram a face interna emborrachadas eliminando o barulhão de quando chovia.
O projeto de acessibilidade a dois patamares intermediários entre a base da torre e os transmissores permite nesses patamares antenas parabólicas direcionais com segurança, porque quem transita nestas áreas esta trabalhando e não aventurando. É um respeito ao trabalhador.

-Calculista eng. Antônio Carlos Costa Negraes.



O pé direito antigo com estrutura cinza

A estrutura nova em azul (escada)
A estrutura cinza removida após pronta a azul
A estrutura cinza antes de sua remoção, já coberta pela a azul


O pé direito resultante sob a plataforma das parabólicas, abaixo da qual vem esta iluminação superior com boa difusão da luz natural e como chaminé do ar quente que sobe dos transmissores que tem dutos de exaustão direta

Uma parede branca no meio do salão resultante do antigo pé direito tendo ainda em cima dela um perfil estrutural cinza

A construção da cobertura dos acessos às plataformas das parabólicas


Saída na plataforma norte das parabólicas

Acesso da plataforma sul à base da torre

Plataforma sul

Plataforma norte, notando-se o guarda-corpo