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segunda-feira, 9 de abril de 2012

Catedral de Loanda 1964

De acordo com o arquiteto Vicente Bicudo, os donos da empresa colonizadora Irio Spinardi e Sebastião Machado juntamente com o Padre Pedro Plonka, estipularam alguns elementos a serem atendidos pelos projetos concorrentes como a altura da nave em 21 metros, largura e comprimento no local determinado. De acordo com ele “Para aquela então cidade horizontal predominantemente de madeira, iniciava construções de alvenaria, no que a igreja deveria ser um marco vertical, destacando-se na paisagem. Determinaram que a iluminação interna viesse do céu, como nas catedrais góticas, lateralmente só pelos vitrais com as 14 estações da Via Sacra. O edital do concurso que exigia na verticalização o condicionamento a preces ao céu, que nas igrejas do barroco brasileiro eram tetos da nave abobada curva azul céu com anjos e santos voando, tradição esta que respeitei. O Edital acima exposto, desejo dos fundadores da cidade, chamei-o: PRECE”.
O concurso para o projeto desta Catedral determinava a altura da nave em 21 metros.
As soluções concorrentes previam estruturas de concreto armado e metálicas caríssimas. Indo à cidade de Loanda, verifiquei que os tijolos seriam doados pelas indústrias cerâmicas lá existentes. Chamou-me a atenção as chaminés das mesmas que atendiam a exigência da altura.
Tendo como imagem as muralhas do Castelo de Ávila na Espanha e a imagem do chapéu de cardeais da Igreja Católica, com aquele corte inclinado, criei conjunto de cilindros como os órgãos de igreja. 
Os cilindros abrigam na frente, o batistério e o acesso à nave do coro; na parte posterior, o altar-mor; e nas laterais, confessionários e altares laterais; todos iluminados zenitalmente. Entre os cilindros, os vitrais da Via Sacra que durante o dia colorem internamente a nave e à noite colorem as paredes externas.
Pela diferença de resistência decorrente da variedade de tijolos, o engenheiro calculista   Darci Milena criou cintas horizontais de concreto para perfeita distribuição das cargas com o mesmo espaçamento vertical. O terreno arenoso permitiu distribuir as cargas em sapatas com lajes radier, como o exemplo de "uma senhora obesa anda normalmente na praia de areia fofa com sandálias largas, se ela estivesse de salto alto com o mesmo peso, afundaria". Saiu barato essas fundações, dispensando estaqueamento ou outras soluções de fundações complicadas, aventadas nos projetos de estrutura de concreto e metálicas.
Esta solução construtiva possibilitou, com a verba prevista para as fundações, ser construída a Catedral, inclusive a sua cobertura em arcos de madeira que também foram doados pelas serrarias da época.
A diversidade de cerâmicas decorreu em diferentes tonalidades dos tijolos, a solução que dei foi rebocar e pintar toda de branco.






Todos os 18 cilindros que, como um órgão musical de igreja, serviu de inspiração da forma do edifício, são ventilados e iluminados zenitalmente, protegidos por tela galvanizada com pintura branca. Com o pé direito alto o ar quente sobe resultando microclima agradável.



Foto de Acassia Vicente


Excelente crucifixo todo entalhado em madeira por artista local de Loanda.
O espaço do altar, a parede branca e o crucifixo obedecem o projeto original. As passagens laterais retangulares, o forro plano e as entradas laterais com iluminação excessiva roubaram o encanto contido na PRECE e na Igreja original.




Por uma feliz coincidência quando em novembro de 2014 Bicudo foi revisitar sua obra ficou surpreso com o inicio da remoção do forro em desacordo com o projeto escolhido pelo concurso.

Em 2014, os fiéis contrataram a remoção do novo forro plano de plástico que contrariou o projeto original, vendo-se ao fundo o original teto curvo em abóboda azul claro.
Este novo forro abafou a nave, aumentando a temperatura ambiente interna, que então precisou de ar condicionado.