O concurso para o projeto desta Catedral determinava a altura da nave em 21 metros.
As soluções concorrentes previam estruturas de concreto armado e metálicas caríssimas. Indo à cidade de Loanda, verifiquei que os tijolos seriam doados pelas indústrias cerâmicas lá existentes. Chamou-me a atenção as chaminés das mesmas que atendiam a exigência da altura.
Tendo como imagem as muralhas do Castelo de Ávila na Espanha e a imagem do chapéu de cardeais da Igreja Católica, com aquele corte inclinado, criei conjunto de cilindros como os órgãos de igreja.
Os cilindros abrigam na frente, o batistério e o acesso à nave do coro; na parte posterior, o altar-mor; e nas laterais, confessionários e altares laterais; todos iluminados zenitalmente. Entre os cilindros, os vitrais da Via Sacra que durante o dia colorem internamente a nave e à noite colorem as paredes externas.
Os cilindros abrigam na frente, o batistério e o acesso à nave do coro; na parte posterior, o altar-mor; e nas laterais, confessionários e altares laterais; todos iluminados zenitalmente. Entre os cilindros, os vitrais da Via Sacra que durante o dia colorem internamente a nave e à noite colorem as paredes externas.
Pela diferença de resistência decorrente da variedade de tijolos, o engenheiro calculista Darci Milena criou cintas horizontais de concreto para perfeita distribuição das cargas com o mesmo espaçamento vertical. O terreno arenoso permitiu distribuir as cargas em sapatas com lajes radier, como o exemplo de "uma senhora obesa anda normalmente na praia de areia fofa com sandálias largas, se ela estivesse de salto alto com o mesmo peso, afundaria". Saiu barato essas fundações, dispensando estaqueamento ou outras soluções de fundações complicadas, aventadas nos projetos de estrutura de concreto e metálicas.
Esta solução construtiva possibilitou, com a verba prevista para as fundações, ser construída a Catedral, inclusive a sua cobertura em arcos de madeira que também foram doados pelas serrarias da época.
A diversidade de cerâmicas decorreu em diferentes tonalidades dos tijolos, a solução que dei foi rebocar e pintar toda de branco.
Foto de Acassia Vicente |
Excelente crucifixo todo entalhado em madeira por artista local de Loanda. |
Por uma feliz coincidência quando em novembro de 2014 Bicudo foi revisitar sua obra ficou surpreso com o inicio da remoção do forro em desacordo com o projeto escolhido pelo concurso.