Premiação Nacional CONFEA - VIII Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2010
Cálculo e dimensionamento estrutural engenheiro Antonio Carlos Costa Negraes
01- A OBRA - USO
É uma capela para cem pessoas construída no fundo de um lote, onde na
frente existe um sobrado de cerca de 80 anos onde funciona o Centro Diocesano
Anglicano Dom Sumio. Está a uma quadra da estação do Metrô Santa Cruz no bairro
da Vila Mariana, São Paulo.
Esta capela
tem:
1- Facilidade de reunião de pessoas
pela proximidade da estação do Metrô e facilidade de estacionamento.
2- Na parte superior dois apartamentos.
3- Está ligada por uma cobertura de
policarbonato translúcida a construção anteriormente existente
4 – O uso predominante é de um local de reunião com
celebração de missas, debates, apresentações musicais e palestras.
5– Boa iluminação natural, com visão
do topo das árvores e do céu que dominam o miolo do quarteirão e jardineiras e
vasos de plantas dependurados internamente, evitando a claustrofobia comum a
muitas capelas.
6– Boa ventilação natural cruzada,
entrando sobre o altar e saindo no laternin que também ilumina o altar/palco.
Esta ventilação é regulável por basculantes com contrapesos e acionados por
cabos.
7- A acústica é perfeita para
predominar o som emitido no altar/palco onde um leve sussurro é ouvido em todos
os pontos da platéia. A parede do lado oposto ao do altar/palco é toda forrada
de painéis absorsores impedindo eco e absorvendo a difusão de conversas na
platéia.
8- A estrutura da cobertura que
suporta a laje do mezanino é toda pintada de verde claro dando uma visão de
malha estrutural integrando-se na linguagem da vegetação envolvente.
9- A iluminação artificial é toda
setorizada e dimerizada permitindo o controle conforme o uso daquele momento.
Ela é embutida na estrutura tubular de aço onde, nos nós, as pontas dos tubos
funcionam como spots.
10 – As poltronas são estofadas em
padrões diferentes de cores com variações do verde e bege. Sua estrutura
tubular inédita, semelhante à de avião, é pintada em verde claro da
estrutura de cobertura. Cortadas a lazer em fresa que as quantificou e numerou
por CAD CAN, sendo posteriormente soldadas em gabaritos, como a estrutura da
cobertura, evitando trabalhos de acabamento e sobras na obra. Processo e mão de
obra da indústria automobilística.
Visual e
conforto parecendo poltrona de avião, inovando com porta objetos nas costas
para acomodar bolsas, bíblias, casacos, etc. Elas contribuem para o
condicionamento alegre e anti-depressivo ao contrario da quase totalidade das
capelas.
02- A OBRA – CONSTRUÇÃO
ESTRUTURA DA COBERTURA: sustenta
dependurada a laje do coro, inédita, sem colunas embaixo que atrapalhariam a
visão nos lugares do térreo da nave.
Seu processo
de corte
dos tubos, previamente por fresa computadorizada, quantificando e numerando as
peças que foram levadas a obra, ficando as sobras de material na
oficina de corte que deu destino de aproveitamento. Na obra não há perda nenhuma e nem
retrabalho.
O corte dos
tubos, todos redondos, em fresa computadorizada permitiu um encaixe preciso
entre eles, evitando trabalhos de acabamento nos tubos e mesmo depois de
soldados, permitindo um trabalho perfeito e mais rápido.
Os tubos,
identificados pela fresa computadorizada por números, soldados em gabaritos sucessivos com o posicionamento
identificando os tubos também são inéditos, introduzindo na
construção civil a experiência da indústria automobilística, sem perdas e com
precisão em que, para todas as tesouras, com comprimento acima de 10m a
diferença entre elas foi inferior a 5mm, isto permitiu um custo inferior e
execução em menor tempo. Foi feito uma tesoura por dia.
A execução dos
gabaritos foi o último trabalho de Nelson Coltre, que durante meio século
praticamente só executou trabalhos semelhantes para a indústria automobilística
brasileira, como parte da historia da mesma, adoecendo e falecendo sem a
esperada alegria de ver sua obra pronta.
A Associação
Brasileira de Construção Metálica, através de sua revista, iniciou os trabalhos
para uma publicação
especial com o acompanhamento e documentação por fotos das
sucessivas etapas da obra, por sua própria iniciativa, incluindo as despesas de
fotografo.
1- Chapa externa de aço
trapreizoidal, galvanizada pré pintada eletrostaticamente. Ineditamente foi emborrachada
pela técnica utilizada nos assoalhos da indústria automobilística diminuindo
o barulho das chuvas. Fixada sobre terças de aço. Fornecidas pela Perfilor em
tamanhos finais, não tendo retrabalho ou sobra de material na obra.
2- Chapa interna de aço pintada
eletrostaticamente, usada como forro de acabamento. Fixada sob as terças. Fornecidas
pela Perfilor em tamanhos finais, não tendo retrabalho ou sobra de material na
obra.
3- Lã de rocha ensacada em plásticos
e colocada entre terças e entre as duas chapas acima referidas, evitando
deslocar-se
CÁLCULO ESTRUTURAL:, precedido
de testes e experiências, constitui-se num marco da engenharia nacional, feito
pela Costa Negraes, conforme exemplar de sua forma final. Em anexo uma
prancha de desenhos da estrutura pela
Costa Negraes.
ACÚSTICA: é
inovadora, pois seu processo de isolamento não permite que se escute a chuva
cair sobre as chapas metálicas. Tal procedimento advém da experiência da indústria
automobilística, empregando pioneiramente materiais na construção civil, como o
emborrachamento na face inferior da chapa superior, acima da lã de rocha.
A acústica executada
dispensa o uso de aparelhagem de som, permitindo audibilidade perfeita em
qualquer ponto da nave para quem fale a partir do altar, ainda que fale em tom
baixo, sussurrado. Falta apenas a instalação correta das telas de proteção das
mantas de fibra de rocha nas paredes.
FUNDAÇÕES: foi feita a sondagem, verificando -se que no
local só existe suporte de carga a 25m de profundidade, ocorrendo a solução em
laje radier, no caso a mais econômica possível.
CONCRETO ARMADO:
1. Os pilares feitos com armações de
aço compradas prontas, sem retrabalho ou sobras na obra.
2. As vigas metálicas compradas
prontas, faltando apenas a pintura, não tendo retrabalho ou sobras na obra.
3. As lajes painéis compradas nas
medidas corretas, com acabamento inferior, posteriormente foram só
envernizadas, não tendo retrabalho ou sobras na obra.
5. O concreto foi comprado de
usina, conforme a necessidade da obra, proporcionando qualidade e não
ocasionando sobras na obra.
6. O acabamento do piso em granilite foi doado
pela Camargo Corrêa.
Premiação Nacional CONFEA - VIII Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2010 - Categoria: Pequeno Porte
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