Pesquisar neste blog

segunda-feira, 6 de março de 2017

Para a sobrinha Silvana

 Silvana querida,

A Teresinha formou-se primeiro em advocacia e depois em arquitetura, você foi o caminho inverso.
Você tem no DNA o Direito, onde
Adelmo Pignataro Delgado, seu pai, pela sua notável inteligência, foi brilhante;

Onde seu bisavô paterno,
Raul Soares Bicudo, foi diretor do grêmio 11 de agosto da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, a USP, onde se formou em 1901, seguindo a carreira de delegado de polícia em Monte Alto, Rio Claro, Jundiaí e São Paulo, tendo-se aposentado como delegado geral. Morreu como Presidente Nacional do PRP - Partido Republicano Paulista e com sua morte foi encerrado o partido. O PRP foi o mais importante partido do Estado de São Paulo elegendo sempre os Prefeitos de São Paulo e Campinas, além do Governador, que entre eles:

 - Dr. Francisco de Araújo Mascarenhas (Vovô Mascarenhas), que foi duas vezes Prefeito de Campinas e 20 anos Presidente da Câmara Municipal, era médico pediatra formado no Rio de Janeiro e casado com tia Titina (Ernestina), irmã de Vovó Vica;
     

 
- Dr. Heitor Penteado, advogado, Prefeito de Campinas, primeiro secretário de viação e obras públicas da história do Estado, Presidente do Banco do Estado de São Paulo (Banespa) que construiu o edifício sede símbolo da cidade de São Paulo e foi Presidente do Estado, que na época era como se nomeava o Governador. Era primo-irmão de Raul Soares Bicudo, seu bisavô paterno;

 
- Dr. Oswaldo Egídio de Souza Aranha - Oswaldo Aranha - primo de Raul Soares Bicudo e Heitor Penteado, foi na época companheiro de Getúlio Vargas, desde o comando da Revolução e durante toda a Ditadura. Foi Presidente da ONU, quando criou Israel na Palestina. Foi companheiro de Juscelino Kubtschek que quando Presidente, a pedido de Oswaldo Aranha, durante a construção de Brasília, não nomeava ninguém e a única nomeação foram quatro vezes do seu avô Antonio de P. S. Bicudo: primeiro reintegrando no Ministério da Fazenda, segundo nomeando-o coletor federal em Mandaguaçú, terceiro em Nova Esperança e quarto finalmente em Paranavaí, e isto tudo divulgado na Hora do Brasil. Estão comigo os originais destas nomeações assinados com caneta tinteiro por Juscelino e José Maria Alkmin.

- Dr. Moacir Cesar de Almeida Bicudo
, formado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, irmão de teu avô, foi promotor em Atibaia, Marília, Curador de Menores em São Paulo, Juíz do Tribunal de Alçada, Juíz do Tribunal de Justiça e se aposentou como Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Foi Presidente do Clube dos Magistrados de São Paulo, o qual ajudei como engenheiro arquiteto orientando as obras, que inaugurou e onde na entrada está uma placa de bronze em sua homenagem. A biblioteca do Fórum de Campinas leva uma placa em sua homenagem  e tem o seu nome, assim como uma rua. O fórum de uma cidade do estado de São Paulo também o leva.
                  Foi em sua casa que Sobral Pinto reuniu notáveis juristas entre os quais Vicente Rao, José Frederico Marques, Silvio Vidigal, Luiz Eulalio Vidigal e outros, que enviaram à Corte de Haya a jurisprudência: "O Governo Militar brasileiro é um governo de Fato, mas não de Direito". Isto torna nulo de direito todo ato praticado pelos os militares se recorrido à Corte de Haya.
                  Como Curador de Menores eliminou pioneiramente na Carteira de Identidade se o filho é natural, ilegítimo, adotivo, etc, justificando que quem nasce não escolhe de que forma, e esta Jurisprudência correu o mundo. Também criou Jurisprudência do direito da concubina assinar o nome do marido e ter direito na herança, também pioneiro nisto no Brasil.
                  Como Presidente do Tribunal Eleitoral não tinha verbas para realizar eleição negada pelo Governo Médici, como Walter Faria Pereira de Queiróz (era como irmão de papai e orientou-me no meu desquite) e Cássio Costa Carvalho (tio de tia Ruth) eram diretores da Antarctica, patrocinaram a eleição, por isso é que haviam as cabines eleitorais de papelão com o simbolo da Antartica. Também como Presidente do Tribunal Eleitoral inventou no mundo o horário eleitoral gratuito do rádio e da televisão coibindo a eleição estar nas mãos do poder financeiro.
                    Foi durante 30 anos Presidente da Santa Casa de Misericórdia do Ipiranga, Diretor da Santa Casa de São Paulo, do Instituto Padre Chico para cegos, e de um Instituto Profissionalizante de renome mundial, no Ipiranga, que não me recordo o nome.
                     Como estudante era Diretor do 11 de Agosto da faculdade de Direito USP, quando assassinaram seus colegas Martins, Miraguaia, Dreux e Camargo - M.M.D.C., tendo então com o ex-aluno, já formado, Ibrahim Nobre (o Tribuno de 32) saído às ruas e rádios a fazer a Revolução de 32, tendo sido chefe da Casa Civil do Vice-Governador Dr. Heitor Penteado, no túmulo do qual está enterrado em Campinas junto com sua esposa Amanda, filha de Dr. Heitor;

 - Dr. Francisco Izidoro Martins de Almeida, avô materno de sua avó Elza de Almeida Bicudo, formado em Direito na Faculdade Federal do Rio de Janeiro, cuja faixa de formatura e diploma estavam com sua avó e acredito agora comigo, preciso verificar. Foi Juíz de Direito em Mogi-Mirim, SP, tendo hospedado o então monarca D. Pedro II. Por ser monarquista foi na República designado o primeiro Juíz de Direito de Goiás, GO, de onde trouxe muitas esmeraldas que ficaram com as netas  Noêmia (bracelete) e sua irmã (colar) e sua avó um anel de formatura, que sua mãe perdeu com um solitário de brilhante, no aeroporto de Congonhas. 

  - Existem tantos outros que você carrega no DNA e que este teu tio, que não é do ramo, não se recorda para aventurar a escrever e assinar.

Parabéns por abraçar uma carreira com objetivo. Você desde pequena já discursava no aniversário de sua bisavó transmitindo sentimento e ideal, como filha do admirável
Adelmo, e aqui também vai uma homenagem a ele, confidente e alimentador de idéias do brilhante Alencar Furtado e de mim companheiro de serestas pela alma poética que tinha.

Parabéns do tio Vicente.