Pesquisar neste blog

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

PARANAVAÍ: Arquitetura e Urbanismo recebe Vicente Bicudo para palestra na UNIPAR

Publicada em: 17/11/2014 às 15:00, disponível no site da UNIPAR - Universidade Paranaense

Profissional veio de São Paulo, onde trabalha, atualmente; prefeito Rogério Lorenzetti prestigiou
Com o objetivo de ampliar conhecimentos dos estudantes e motivá-los ainda mais neste processo de formação, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Paranavaí, promoveu uma palestra com o arquiteto e urbanista Vicente Bicudo.
Natural de Paranavaí, o arquiteto agora atua em São Paulo. E na Unipar, pôde dividir sua experiência profissional com os alunos do curso, apresentando seus trabalhos realizados na área de design de mobiliário e de interiores, entre outros. De ênfase, também, para os desenvolvidos na cidade.
O prefeito do município, Rogério Lorenzetti, prestigiou a palestra e aproveitou a oportunidade para conhecer a estrutura do curso, inaugurado no ano passado.
O evento alcançou os objetivos, segundo a coordenadora do curso, professora Ariela Barbosa. “Colocar nossos alunos em contato com um profissional experiente amplia as perspectivas futuras do campo profissional deles, demostrando áreas onde poderão atuar futuramente e a responsabilidade e conduta profissional necessária”, justificou.

Convidado pela arquiteta Fernanda Lima Lanziani, universitário Pierro Moreno, contando com a presença do prefeito Rogério Lorenzetti e professores como o Jorge, de História da Arte; foi proferida a palestra na UNIPAR.
Bicudo relatou que Paranavaí foi o primeiro lugar no Brasil pavimentado com solocimento, desenvolvido pelo seu professor Escorel no IPT e FAU USP.
Foi na sua obra Residência C. Bergamini, a primeira gárgula de concreto com corrente e bola de concreto, criação de Bicudo que depois virou moda. Como também, a primeira aplicação em paredes de epóxy fabricado pioneiramente em São Paulo pelo engenheiro Luis Pini, dono da Revista Construção. As janelas e porta dos dormitórios, considerada a melhor solução pelos profissionais é uma preciosidade, só tem também em um prédio em São Paulo na Rua Cravinhos, porque seu autor Badra suspendeu a fabricação.
Bicudo contou que o maior prêmio de concursos entre faculdades de arquitetura, "Hors Concurs" foi dado à FAU USP na Bienal Internacional de São Paulo para hidroelétrica no Paranapanema com rodoferrovia ligando Paranavaí à Presidente Prudente em 1963. Publicada na Suíça, Suécia e México é desconhecida em Paranavaí.
As primeiras torneiras com fibrocerâmica brasileiras foram para o apartamento R. Lorenzetti, onde está a principal tapeçaria nacional, Rio Azul, de Genaro de Carvalho e escada caracol inédita projetada por Bicudo, testada e usada pelas crianças que agora são pós graduadas e nunca conseguiram cair mais que um degrau. Essa escada para não dar sobrecarga na laje foi executada como prancha de surf, de fiberglass com miolo  de poliuretano injetado.