Para execução com controle de qualidade, com um único molde de aço foram fundidas todas as colunas das construções em duas alturas diferentes. Sobre estas colunas apoia-se estrutura metálica modulada com tesoura padrão aparente. Sobre a estrutura metálica está uma laje pré-moldada de concreto obedecendo a modulação estrutural isolada termicamente por placas de styrofoan e sobre o qual assentou-se com areia e cimento telhas francesas de barro hidrofugadas com resina acrílica. As telhas francesas passados 21 anos não sofreram deslocamento ou trinca uma vez que estavam totalmente apoiadas. Fortes ventos arrancaram os diversos telhados construídos na região, e este manteve-se intacto.
Um microclima definido por este galpão com alto pé direito foi inspirado no casarão da fazenda Monte Nilo da família dos Bicudos. E foi neste microclima que foram construídos mezaninos, as paredes, divisórias, enfim, toda a casa, porém já abrigado das intempéries. Vê-se nas fotos a rampa de madeira construída para que o carrinho de obras acessasse a cobertura. O casamento da curva do telhado com a declividade do terreno foi desenhado para acompanhar a corrida dos fortes ventos.
Este método construtivo inédito foi idealizado pelo Bicudo para enfrentar os desafios do local sobrevivendo há 21 anos sem sofrer nenhum dos desastres que todos os vizinhos já enfrentaram.