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quarta-feira, 4 de abril de 2012

Boeing 737-200

Em 1972, a Vasp e TransBrasil compraram aviões Boeing, as quais colaboraram para a Cia. Teperman desenvolver bancos com certificação FAA, com apoio que tivemos do CTA - Centro Tecnico Aeroespacial em São José dos Campos.
Join Venturi com Avion Interiors da Itália, UOP e NA Rockwell - EUA.
Pistões hidráulicos e mecânicos: Hardman, LA-EUA.
Fibra de Carbono por orientação da diretoria da ROHR, e através do diretor Dom Mayo  desenvolvi projeto ROHR com a CTE-Teperman para estabelecer fábrica fornecendo para a Embraer e exportando para a ROHR. Dr Marcos Ocougne da CTE boicotou e quem me apoiava, o Brigadeiro Osiris Silva fez a Embraer montar sua própria fábrica, depois de tanto esperar pela minha articulação.
Alumínio liga 70/75, que industrializei com a colaboração da engenharia da Vasp pela primeira vez no mundo pela AISA em Pindamonhangaba, e por isso, foi comprada pela ALCAM, que passou a produzi-lo a nosso pedido, em Itapissuma - PE e hoje é um trunfo da Embraer. Foi um fator importante quando venci o concurso internacional para os bancos do Aerotrain ROHR-DOT, tendo maior resistência com menor peso.
O projeto desenvolvi em parceria com Noel Harris que projetou os então novos metrôs de Londres e Hong Kong, ganhando da Rainha da Inglaterra o prêmio máximo de Design. Trabalhou aqui em São Paulo comigo e participou numa feira no Anhembi no stand da Teperman, do debate que organizei com a participação de arq. Sérgio Rodrigues, arq. Michel Arnoldt e estudantes de desenho industrial do Mackenzie onde eu era o coordenador do curso. Noel Harris trouxe um engenheiro inglês destacado pela automação, automatização e robótica que nos abriu horizontes.
As ilustrações aqui apresentadas foram executadas por Dawe Bennet que trabalhou comigo em San Diego na ROHR, no projeto do Metrô de Washington-WAMATA, pelo que veio 2 vezes ao nosso escritório. Antes fez diversos trabalhos na Ford, inclusive o carro do presidente dos EUA. A perfeição da reprodução do tecido da suíça Langenthal foi elogiadíssima.
Pela variação de encomendas para bancos de avião no mercado internacional é uma oscilação que teria que suportar o investimento de uma nova fábrica no momento em que estávamos implantando CADCAM com automação de vários setores acompanhando o desenvolvimento tecnológico compatível com a nossa liderança no mercado metroferroviário norte americano com a carteira de fornecimento de 120 mil assentos fornecidos.
Como responsável pelo desenvolvimento industrial futuro da CTE concordei com a diretoria que montaríamos a tal fábrica porém algum tempo depois daquele momento, conscientes da transformação da indústria ferroviária americana para aeronáutica do alumínio permitindo fábricar o Aerotrain ROHR-DOT. Já hoje o maior fabricante ferroviário norte-americano é a Boeing-Vetol que fabricou o People Mover de Miami e o último metrô de Chicago. Já se põem como fabricantes ferroviários a Northrop e a Lockeed. O BART - Metrô de San Francisco feito pela ROHR foi o primeiro veículo ferroviário projetado em alumínio com tecnologia e engenheiros aeronáuticos. O Aerotrain ROHR-DOT foi paralisado por pressão da indústria aeronáutica norte-americana, aguardando elas assumirem o mercado ferroviário para não gerar desemprego no país. Isto gerou um grande prejuízo para a ROHR, parando a ROHR Vehycles.
A paralisação do Aerotrain nos EUA fez com que a diretoria da ROHR concordasse com minha proposta de implantá-lo no Brasil, ligando Viracopos - São Paulo - Galeão em uma hora e vinte minutos com a participação da RFFSA - Rede Ferroviária Federal Oficina Engenho de Dentro, Mafersa, FEI com o TALAV e CTE-Teperman, assim colaboramos com a implantação do DPV na FEI sob orientação de Rigoberto Soller e o projeto TALAV. O próprio presidente internacional da ROHR Andrew Openchowski veio comigo ao Brasil exclusivamente para apresentar esta proposta a Junta Militar que sucedeu ao Marechal Costa e Silva. Encaminhei a proposta através do Marechal Cordeiro de Farias e infelizmente nos foi dada a resposta: "A Junta Militar  é constituída  por descendentes de italianos e alemães, que não eram a favor do Brasil entrar na 2º Guerra apoiando os Aliados; O Brasil fará um acordo atômico com a Alemanha que está proibida de desenvolver a bomba, e não será investido um centavo que possa desviar desse rumo".
Mr. Openchowski, em nosso retorno a Los Angeles, sucessivamente repetia-me: "I don't belive!". E foi construído o então desnecessário Aeroporto de Cumbica.
O caminho que projetei teria que ser trilhado pela  CTE-Teperman fazer bancos de aviões que seriam usados em trens e ônibus pela necessária economia de combustível, energia, freios, rodas, pneus, rápido arranque e freagens, isto além do determinante econômico acompanha melhorias no fator segurança.
O governo FHC ao contrário do restante do mundo em que a indústria de auto peças tem maioria de capital nacional, permitiu a total desnacionalização desse setor que é varias vezes maior que as montadoras, gerando um enorme desemprego. José Mindlin disse-nos na FIESP que vendeu a Metal Leve para não ter que entregar. Abrão Kasinsk vendeu a COFAP para indenizar os empregados e foi montar motos. A CTE-Teperman com cerca de 1800 empregados faliu tendo os concorrentes falidos ou fechados.
O Leitor bem informado faça suas conclusões.