Pesquisar neste blog

terça-feira, 26 de maio de 2015

DEPOIMENTO PESSOAL SOBRE SERGIO BERNARDES






Apresentado pelo Fernando Lemos,trabalhei ao lado dele traduzindo suas plantas em perspectivas rapidas para clientes como a casa no Morumbi para Andrea e Giorgio Moroni,que me ladeavam enquanto Sergio enfrente projetava sobre vegetal iluminado por baixo do tampo de vidro, que foi sugestão minha que ele adotou..Esta casa projetada tomava grande area no Morumbi,sendo visivel da Cidade Jardim e ao longo da rua Augusta desde a alameda Santos. Sobrado avarandado como a fachada da Casa da Fazenda Morumbi,porem coberto de sape como a casa em Punta Del Este dos Moroni.Sugeri que fizesse foto montagens do local,pelo que ele trouxe dos EUA ,da Revista Camera o Lew Parela,que com o fechamento do escritorio entrou na Editora Abril revolucionando as artes graficas de Claudia,Casa Claudia,etc. Eu cursava a FAUUSP e não dava tempo para atender o escritorio em que eram socios Enes Silveira de Melo ,Henrique Pait,Ludovico Martino,Dacio Ottoni e Eduardo Almeida.Pelos horarios da faculdade não dava para continuar no escritorio,e a continuidade dos meus trabalhos passei ao otimo Luiz Baravelli ,ainda vestibulando.Sergio propoz que eu me transferisse para a Faculdade Nacional do Rio,morando com o Vicente do escritorio dele la, onde eu continuaria ,considerei que era muita mudança de vida e agradeci, ele muito me incentivou profissionalmente. O escritorio ganhou Concurso de projeto da Fazenda do Jockey Clube na estrada para Mogi Mirim.Sergio era o responsavel pelos projetos das propriedades da familia Simonsen, assim projetou edificio na Praça da Republica onde foi o Cine Republica e no sitio em Santo Andre onde joguei futebol com arquibancada e perfeita iluminação noturna em campo perfeito.Como a Redentora de 64 perseguiu os Simonsen na TV Excelsior ,Aerea Cruzeiro do Sul,etc,eles pararam os projetos no Brasil e passaram a investir em Cascais ,Portugal, onde Sergio foi recepcionado com limousine.apos fechar o escritorio de São Paulo. Nas ferias seguintes com onibus da FAU estavamos em 12 alunos em Salvador acampados em colegio vazio pelas ferias,quando casualmente na rua encontro Sergio com o filho Claudio,Sergio la estudava solução para a favela de Alagados.Foi uma alegria e me introduziu a frequentar o Yate Clube ,exigindo que eu fosse hospedado na residencia do Diretor Social ! Ao Clube extendi a frequencia aos colegas da FAU,que incluia o Chico Buarque. Passados anos meu filho arquiteto me conta que o patrão dele me conhecia,era o Claudio Bernardes ! Surpresa otima´reafirmada quando encontrei-o e perguntei lhe como achava meu filho,ao que respondeu:batendo no peito : "Era seu. O Mauricio agora é meu Filho !" Assim foram anos felizes que meu filho evoluiu com o genial Claudio.