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quinta-feira, 25 de julho de 2013

MOBILIDADE PAULISTANA

batendo recordes mundiais de congestionamento

1-  O maior erro urbanístico de São Paulo foi localizar habitação em Itaquera e Guaianazes sem que lá tivesse demanda de emprego. A cidade toda paga esse ônus, não suficientemente atendido pela Radial Leste, Rodovia dos Trabalhadores, Metrô e CPTM, nem o VLT em obras será o suficiente.
     Priorizar pela EMURB alguns núcleos de serviços e indústrias na área para diminuir esse deslocamento diário de vários milhões de habitantes.
2-  Rever no Plano Diretor áreas estritamente residenciais, nas quais não tem escolas, bancos, mercado, lojas e escritórios. Para comprar uma lata de óleo para cozinhar tem que tomar condução. Para levar criança para escola tem que tomar condução e pela lotação do transporte público, tem que usar carro. Daí a diferença de congestionamento do período escolar. Com a internet há facilidade de trabalhar em casa, a nossa legislação está desatualizada.
3-  Toda escola para crianças a ser aprovada pela Prefeitura, obrigatoriamente deve ter área de embarque e desembarque dentro do imóvel pela segurança e pelo trânsito. As existentes que provocam congestionamento deverão ter um prazo para apresentarem solução.
4-  A região central deve ter lei de incentivo a edifícios garagem. Há meio século não se constrói mais edifícios garagens no centro de São Paulo ao contrário das demais metrópoles no mundo.
      Lugar de carro parado é no estacionamento e não na rua.
5-  As ruas estão esclerosadas por excessos de zonas azuis que deverão ser revistas para maior fluência do tráfego. Basta um carro estacionado na rua para que toda aquela faixa de rolamento esteja inutilizada ao trafego, esta custa muito caro, a área é valorizada e sua arrecadação e despesas de fiscalização não correspondem ao capital investido.  
    San Diego há meio século reurbanizou a área central comercial que tinha a quase totalidade de edifícios de no máximo 3 pavimentos emparedando todas as calçadas transformadas em passeios com assentos e jardineiras bloqueando o acesso a rua, permitindo só nas travessias das esquinas ou na entrada para os miolos dos quarteirões com áreas verdes que foram desapropriadas virando estacionamento. Foram deixadas baias para ponto de ônibus e táxi. As lojas ficaram com 2 frentes (para o passeio dos pedestres e para o estacionamento).
6-  Para diminuir o congestionamento do centro Xangai tem cinco anéis viários. São Paulo tem o central do coronel Fontenelle em 1965, e o que contem as marginais por Maluf prefeito,... E aguarda o fechamento do Rodoanel fazendo ponte de safena com a Marginal Tietê. É pouco e insuficiente.
    Pelas dimensões e trafego da Metrópole São Paulo carece de rodovias urbanas, tese do urbanista Mario Yoshinaga.
7-  As descontinuidades dos planos viários paulistanos, pelas mudanças de prefeitos, fez da cidade uma colcha de retalhos, que devem ser reexaminados aqueles projetos para avaliar o que pode ser ainda aproveitado com eficiência. Assim é a av. Sumaré ligando a av. Frederico Herman Junior continuando em ponte sobre o rio Pinheiros ligando a av. Valentin Gentil e pela Rua Camargo acesso as rodovias Raposo Tavares e Regis Bittencourt isso desafogará av. Rebouças, Teodoro Sampaio, Cardeal Arcoverde e o nó do Butantã. Este projeto está todo pago e as desapropriações já tiveram bloqueamento de permissão para construção.
8-  Os ônibus rodoviários para Regis Bittencourt e Raposo Tavares que hoje saem das rodoviárias Tietê e Barra Funda saírem do terminal metrô Vila Sonia descongestionando a parte central da cidade. Hoje quem trabalha em Pinheiros e mora em São Roque, vai até o centro e volta passando na frente do trabalho para ir para casa, estupidamente perdendo seu tempo, congestionando a cidade e o transporte mais caro.
9-  Obrigação de integração intermodal entre os transportes públicos. Hoje nem todos os pontos de ônibus coincidem com as estações do metrô e algumas destas não oferecem facilidades para isto por deficiência de projeto como as estações Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Consolação, Paulista, etc, além de poucas terem garagem para o passageiro trocar o carro pelo transporte público.
10-  São Paulo está no mundo, entre as metrópoles, com maior mobilidade urbana, com o absurdo de menor extensão de metrô por habitante. O metrô tem que ser expandido muito, para que o que entendemos como transporte público seja, no mínimo, o que é oferecido pelas cidades da Índia.
                               
Posição
Cidade
Extensão (km)
N° Estações
Londres
402
270
Nova Iorque
368
468
Seul
326,50
429
12°
Nova Delhi
192,70
142
15°
Mumbai
171
73
37°
São Paulo
74,30
67

11- Os corredores de ônibus interligando terminais devem formar uma malha viária cobrindo a metrópole. Dos terminais irradiariam ônibus e microonibus de distribuição regional.
12- Corredores de ônibus interligando terminais deveriam ter ônibus exclusivos aos mesmos, aproveitando melhor a lotação de todos em circulação no trecho.
   Isto reduziria a quantidade de ônibus, com aproveitamento melhor dos assentos, diminuindo os custos e aumentando a velocidade.
13- Continuar o projeto parado de prolongamento da Av. Sena Madureira sob a Av. Domingos de Moraes em túnel e seu prolongamento projetado.
14- Transformar a Av. Paulista em boulevard cultural executando projeto do arquiteto Nadir Mezerani, construído apenas da Av. Doutor Arnaldo até R. Bela Cintra e sepultada com altos custos pela administração do prefeito Colassuono; tendo toda a infraestrutura, incluindo fundações, já executadas em quase toda a extensão. Existe interesse por concessão de 30 anos dos estacionamentos gerados embaixo dela em troca de ser concluída até a Praça Oswaldo Cruz. No início da gestão Prefeito Serra, apresentei de ser posto em concorrência esta concessão, mas o Secretário de Transportes recusou.
15- Desenvolver com prioridade solução de drenagem dos alagamentos localizados nas vias estruturais quando tem enchentes por grandes precipitações pluviométricas.
16- A SP-TRANS proibir circulação nas vias estruturais de ônibus encarroçados com chassis de caminhão com motor dianteiro ao lado do motorista. Isto acarreta estrangulamento da entrada de passageiros aumentando o tempo de embarque congestionando o transito e prejudicando a saúde do motorista pelo calor, barulho e vibração do motor. A Câmara Municipal anteriormente já tinha projeto movido pelo sindicato dos motoristas de ônibus. Em congresso da UITP- União Internacional de Transporte Público no Rio de Janeiro foi condenada a pratica exercida pelos fabricantes brasileiros, na ocasião o GEIPOT do Ministério dos Transportes apresentou cinco ônibus Padron encarroçados pela CAIO, MARCOPOLO, e CIFERAL que então foram considerados os melhores no mundo. Posteriormente os fabricantes fizeram modificações eliminando itens de segurança como a espuma de poliuretano de combustão letal comprovado pelo incêndio da Boate Kiss, e que ainda são tolerados pela SP-TRANS embora proibido pela especificação GEIPOT. Estes ônibus são comprados com financiamentos federais sem obedecer à especificação GEIPOT que é federal no Brasil e nos Estados Unidos.
17- Criar o CEAGESP LESTE evitando as idas e vindas pelas marginais Tietê e Pinheiros dos feirantes, quitandeiros e fornecedores hortifruticolas de Poa, Suzano, Mogi das Cruzes, Salesópolis, etc. Isto diminuiria os custos para feirantes, quitandeiros e fornecedores, como já fora pensado na década de 1950 pelo GP-Grupo de Planejamento do Governo Carvalho Pinto, localizando-o em Itaquacetuba. Ficando o atual para a Zona Oeste, que no Governo Covas, para substitui-lo, foi contratado o projeto ao arquiteto Joaquim Guedes, não aprovado pelos ambientalistas pela localização no Parque Tizzo, junto ao Rodoanel com rodovia Raposo Tavares.
18- Criar Faculdade de Medicina com Hospital das Clinicas Leste, diminuindo as ambulâncias na Marginal Tietê, Radial Leste, Rodovia Ayrton Senna, Anhaia Melo e Celso Garcia; Além de atender mais prontamente as emergências. Isto já foi muito estudado e jamais resolvido.
19- A CET solucionar o encontro das ruas Heitor Penteado, Cerro Cora e Rua Sepetiba.
20-  Eliminar o farol na Rodovia Raposo Tavares km 11, criando passagem sob a pista que é mais alta 6m que as laterais.
    Inverter a mão da Rua Alvarenga, fazendo a mão contraria desde a ponte Cidade Universitária, seguir elevada sobre o córrego Pirajussara pela USP, seguindo elevado por cima da av. Vital Brasil, após o que segue em nível pela av. Caxingui que passando sob a rodovia Raposo Tavares emendará com a av. Eliseu de Almeida.
    Isso daria acesso direto as marginais às rodovias Raposo Tavares e Regis Bittencourt, evitando o hoje maior congestionamento da metrópole. 
21- São Paulo perdulariamente tem emparedados e abandonados os tuneis do metrô de Prestes Maia. As estações viraram Serviço Funerário, Alistamento Militar, etc.
     No Concurso para o Anhangabaú vencido pelo Jorge Wilhem, apresentei e foi exposto no MASP projeto incluindo um anel de VLT passando pelos tuneis construídos por Prestes Maia desde a Rua São Luís, pelos viadutos até Praça João Mendes, prosseguindo Brás, Senador Queiroz, Av. Ipiranga, fechando na Rua São Luís.


Eng. Antonio Haddad e
eng. arq. Vicente Bicudo
CAU A94262-6 e
CREA 060018261-7 art. 2º Resolução 218 CONFEA