A circulação integrada enfocada no usuário.Prof. Arq. Vicente de Paulo Borges Bicudo
A circulação urbana é muito mais que o transporte
de cargas e de passageiros. Alheios e resistentes a inovações, além de defesas
de interesses e de privilégios de antigas e tradicionais “parcerias (informais)
públicas em (reais) benefícios de empresas privadas”, os modos de transporte
são conservadores. No setor de cargas
como no de passageiros o usuário se amolda às condições de maior lucratividade
dos transportadores, incluindo-se a qualidade dos veículos e os modos de
transporte. A transferência entre modos de transportes desconsidera as
diferenças operacionais das partes, agravado pelas diferentes administrações de
níveis diversos de governo, desfavorecendo o usuário, principalmente do
transporte de pessoas, com gastos elevados em tempo e tarifas. Chegou-se ao
absurdo do usuário do transporte coletivo pagar mais e gastar mais tempo que o
usuário do transporte individual em deslocamentos similares.
A circulação de energia elétrica tem as linhas de
transmissão de alta tensão em faixas próprias, excepcionalmente ocupando o
espaço das vias públicas. As redes de media e baixa tensão, por sua vez ocupam
em sua maioria o espaço público das ruas. As perdas de energia na rede de
distribuição em média e baixa tensão, se proporcional ao percurso, devem ser
elevadas. Teriam melhor desempenho se instaladas em trajetos de menor percurso,
em linhas subterrâneas com a vantagem de serem menos vulneráveis a atos de vandalismo.
Líquidos e gases circulam em canos e dutos ainda de
forma limitada ao saneamento e energia. Tubulações de gás natural estão se
expandindo com rapidez. Dutos para outros produtos líquidos podem ser
implantados e deve-se pensar em pequenos volumes e em produtos a granel.
A circulação de pessoas vai além de metros, ônibus
e automóveis, estendendo-se por ruas de pedestres, em alguns casos com VLT ou
VLP, e por escadas rolantes e elevadores.
As bagagens dos viajantes acompanham os passageiros
nos veículos sem que se disponibilizem serviços de transporte de bagagens, como
forma de liberá-lo para o uso de transporte público, ou de dar continuidade a
outra atividade a partir do terminal de passageiros.
Os elevadores de prédios de grande porte poderiam
parar ao nível da plataforma de transportes de massa ou coletivo, assim como as
escadas rolantes e os elevadores de centros de compra.
Vias de circulação, modos de transporte e tipos de
veículos devem constituir um projeto harmônico onde os custos, conforto,
segurança e tempo de viagem do percurso total sejam adequados.