Pesquisar neste blog

segunda-feira, 2 de abril de 2012

ARI ROCHA, inventor do Aruanda


texto escrito pelo Prof. Dr. Arq. Mario Yoshinaga em seu blog www.qualidadeurbana.blogspot.com

Ari, bom dia.



Você é uma das pessoas que tenho admiração pela rara caracteristica de estar à frente do seu tempo. Pelo visto, de décadas. Conheço outros, também colegas, que estão nessa condição. O Vicente Bicudo é um deles, quase desconhecido no nosso meio, apesar de premiado internacionalmente. Tive colegas de trabalho, como o João Correa, e vários outros que trabalham em grandes empresas, onde raramente fala em sua autoria de projeto... e grandes e complexos... mas que ficam embutidos no nome da empresa ou do empresário. Os talentos, desde MIchelangelo, Leonardo do Vinci, tiveram seus mecenas. E nem sempre os gênios, em especial os geniosos, aceitam mecenas e até os destratam, pelo seu humor instável e de incontrolável antipatia e falta de traquejo social. Alguns acabam desistindo, de tantas portas fechadas que encontram, e pior ainda, pelos que não sabem olhar a vida além das suas necessidades primárias, mesmo com todo o adorno intelectual que possam adereçar. Mas alguns poucos resistem, acreditam no que parece irrealizável e utópico, longe, além do sonho, intangível, o delírio!



Assim, conhecemos a historia de vários pintores, impressionistas, expressionistas, modernos... lembra do Juan Miró? Um deslocado para a época, que fez exposições sem vender uma única peça. Mas, felizmente, não desistiu.



O mundo é perfeito. Poucos bem dotados de inteligência são persistentes, organizados, disciplinados... pois senão seria difícil lidar com milhares de gênios e geniosos. Imagine milhares, em cada esquina, um Niemeyer, MacLuhan, Guedes, Artigas, Ohtake, etc.


Voltando às eleições, tanto faz um ou outro. Como sempre, no dia seguinte às urnas, nada muda para nós da classe média, a não ser, e estamos carecas de saber, que tenhamos alguma moeda de troca com os políticos. Portanto, para nós que trabalhamos 8 horas por dia, 40 horas por semana, temos que aguentar toda essa campanha, todos esses argumentos dos que tem interesses imediatos ou remotos, ou é mais um enganado. (conhecido como inocente útil)

Para nós, trabalhadores da classe média, precisamos de um Partido da Classe Média ( PC da M?), pois reivindicamos coisas simples. Por exemplo, ter simplesmente educação gratuita para todos, de boa qualidade, sem precisar pagar impostos para isso e ainda ter que pagar escola particular, e a mesma coisa para a educação, e também para o transporte e segurança. Só queremos que os 40% de impostos, igual a Dinamarca e Suécia, tenha os serviços públicos de qualidade também equivalentes. Só.

Só queremos que o PCM uma vez no poder, moralize os salários dos políticos e do Judiciário para o padrão normal do funcionalismo público, estes sim, a elite.

E que assistência social tenha prazos, 3 meses, 6 meses, 12 meses, no máximo, uma única vez na vida por pessoa. Que habitação popular não seja vendida, mas alugada, e que aluguel social seja pago com serviços e educação dos beneficiados, construídas em mutirão, habitações de qualidade decente para seres humanos e não para pobres, remediados e melhorados. Não mais empreiteiras nesses programas populares e mais técnicos de todas as áreas que possam ajudar a desenvolver os seres humanos que nasceram sem condições de sobrevivência cultural. Especialmente arquitetos e urbanistas, e que se especializem nessa empreitada, uai!