Pesquisar neste blog

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Poltrona Sabará

O primeiro teatro no Brasil foi em Sabará, inaugurado por Dom Pedro I.
O teatro Palácio das Artes em Belo Horizonte foi inaugurado na transmissão do governador eleito Israel Pinheiro para Rondon Pacheco, nomeado pelo governo militar. Foi projetado por Niemeyer para Juscelino governador. Israel Pinheiro construiu-o com a mesma equipe de Brasília. As poltronas foram escolhidas por concurso nacional organizado pelo IAB-MG e vencido por Vicente Bicudo.
Na inauguração, tendo na primeira fila a primeira dama da República, Dona Yolanda, Rondon Pacheco e os comandantes militares; no palco de mãos dadas: Israel Pinheiro, Pery da Rocha França, arq. Hélio, Bicudo e chefes da obra, cantando o Hino Nacional, após o que a platéia em peso gritava saudando o exilado: Juscelino, Juscelino, Juscelino.
Foi o batismo histórico desta poltrona.
Anos depois o Palácio das Artes incendiou-se e as poltronas não alimentaram o fogo, algumas resistiram, mas houve a carbonização e água afetando todas. Resolveram fazer novas.
Poltrona apropriada para as salas de concerto, projetada pelo Vicente Bicudo. Foi escolhida com totalidade dos votos para as recentes salas de concerto: Palácio das Artes, 1769 lugares, em Belo Horizonte; e Canal da Música, 1600 lugares, e Curitiba. 
Os materiais de estofamento, como tecidos e espuma de poliuretano, obedecem rigorosamente às normas ASMT 1692-T quanto aos padrões de flamabilidade e ASTM 3567 quanto à resiliência e resistência; sendo forrados com tecido posteriormente tratados com anti-chama.



Estrutura
Em aço estampado e tubular, pintados eletrostaticamente em epoxi a pó. tem a forma de diapasão.
Assento
Com retorno automático através de mecanismos de molas, o assento consiste em uma estrutura tubular, associada a molas zig-zag, estofado com duas camadas de espuma de poliuretano; uma para conforto anatômico e outra para maciez táctil; revestidas em pura lã.
A face inferior é acabada em madeira de lei para melhor performance de verberação acústica e sua forma arredondada, com o mesmo propósito do assento.
Encosto
Em estrutura tubular com grelha de contenção. O estofamento e revestimento seguem os padrões do assento. A face posterior também é acabada em madeira de lei de forma arredondada, com o mesmo propósito do assento
Apóia-Braço
Individuais, dois por poltrona, com acabamento em madeira.