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terça-feira, 3 de abril de 2012

Interiores WMATA - Washington DC



Este metrô em 1972 introduziu inovações no transporte de massa
1.     Formas arredondadas acomodando-se à forma humana, tirando argumento dos que se machucam profissionalmente para receber seguro.
Nas juntas e fixações não há como a pessoa se machucar, não havendo nenhuma fixação aparente.
2.     Paredes curvas como num avião e que a inclinação na porta impede o passageiro a ficar encostado a ela, prolongando o tempo das paradas.
3.     Paredes e fechamentos dos bancos em cor de pele clara, da maioria da população, contrastando com as almofadas coloridas em três cores alegres e que somadas deveriam dar o branco do disco de Newton.
Foi a primeira vez na História que dentro de um mesmo veículo se usou estofados de cores diferentes, nem mesmo auditórios ou teatros tinham sido feitos assim.
4.     O carpete é formando pela mistura das três cores das almofadas mais o preto.
Os vidros em tonalidade bronze claro com um pouco de pigmentação vermelha induz a percepção de matéria com vida. Não foi utilizado vidro cristal transparente por percorrer trechos em áreas descobertas, diminuindo o efeito do choque visual desta área para o túnel em dias ensolarados.
5.     Bancos presos nas paredes eliminando os pés (estrutura cantilever) patenteados por Bicudo através do escritório de advocacia Pinheiro Neto, nos principais países do mundo.
A originalidade foi comprovada judicialmente nos Estados Unidos em processo movido pela indústria American Seating Co.
Esta patente foi provedora da primeira exportação de Know How do Brasil para o Japão para a indústria Kotobuky usar nos futuros trens de passageiros do Japão onde estará presente esta criação de Bicudo.
6.     A fixação do banco cantilever na parede curva por três parafusos não paralelos permitindo o alinhamento longitudinal dos bancos por teodolito foi permitida graças a uma invenção do Bicudo de um parafuso através de um procedimento.
Este episódio foi super divulgado quando demonstrou perante a engenharia e toda a direção da Alsthon americana.
7.     Com o incentivo de Bicudo, Dawe Bennet criou o mapa da rede do Metrô tal qual hoje se usa em São Paulo, superpondo a uma malha ortogonal, uma hexagonal. Este Design influenciado por Frank Lloyd Wright e também influenciou as plantas da linha Action Office II, de Bob Prost na Herman Miller Research Company. Bicudo trabalhou na implantação no Brasil da Action Office II pela Móveis Teperman, ganhando o prêmio nacional de Marketing da ADVB - Associação dos Dirigentes de Venda do Brasil - 1974.











Os acabamentos têm juntas, por nós, muito estudadas e elogiadas pelas autoridades americanas, não aparecendo nenhum parafuso ou rebite de fixação, impedindo os profissionais de acidente que se machucam voluntariamente para acionar o seguro. Este detalhe foi um fato muito citado pela imprensa, servindo de exemplo há quase meio século.
    
Essas peças foram feitas em fiberglass com direito autoral de Bicudo e equipe, em que o mesmo não pega fogo, não emite chama, apenas avermelha, resistindo à chama mais que o aço, até agora único no mundo. Testado no IPT-USP, aprovado pelos laboratórios designados pelo DOT-EUA, motivo pelo qual indústria de carros blindados americana assediou V. Bicudo, que se recusou.


Quando no tribunal de arbitragem sobre incêndio ocorrido no Metrô de San Francisco, como que Bicudo conseguia não fazer pegar fogo?
Bicudo perguntou ao árbitro se ele era capaz de guardar um segredo:
- Sim, sou!
- Eu também! - respondeu Bicudo.